A cidade de Marília contabiliza 447 casos confirmados de Covid-19 De janeiro a outubro deste ano. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, quatro pessoas perderam a vida em decorrência da doença neste ano.
Embora os números atuais estejam abaixo do registrado em 2024 - quando o município somou 1.834 casos e 19 mortes -, continua sendo essencial manter os cuidados de prevenção. O coronavírus (Sars-CoV-2) continua sendo transmitido principalmente pelo ar e pelo contato com secreções contaminadas. Por isso, o uso de máscaras em ambientes fechados ou com aglomerações e a higienização constante das mãos seguem recomendados.
A vacinação também é uma das principais estratégias para evitar a forma grave da Covid-19. Em Marília, o imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A UBS Nova Marília, que integra o Programa Melhor Horário, oferece atendimento estendido até as 22h, inclusive com aplicação de vacinas.
Os sintomas mais comuns da doença incluem febre ou calafrios, tosse, dor de garganta, coriza, falta de ar, fadiga, perda de paladar ou olfato e dores no corpo.
Em caso de sintomas gripais, a recomendação é procurar atendimento médico e evitar contato com outras pessoas, como forma de conter a transmissão do vírus.
CONTORNO Marginal travada: obra prometida para zona Oeste de Marília em 2023 ainda não saiu
RANKING Ouvidoria de Marília registra mais de 2,1 mil manifestações e mapeia falhas crônicas na gestão municipal
CENSO 2022 Marília tem quase 13 mil imóveis vazios e mais de 6 mil famílias sem casa própria
BENEFÍCIO Marília soma 541 novos pedidos de isenção de IPVA para PCDs
IBGE Mais de 60% dos autônomos de Marília trabalham sem CNPJ, atingindo 18 mil informais
FIQUE ATENTO Calçada irregular: multa em Marília pode chegar a R$ 132 por metro linear Mín. 20° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 24°
ChuvaMín. 14° Máx. 26°
Parcialmente nublado